Agência de Confiança

projeto-loon-google-blog-propv
06 de abril 2017

Google e o Projeto Loon.

Google e Aeronáutica juntas com “Projeto Loon”, o projeto tem o objetivo de levar internet as áreas rurais e remotas do mundo. Segundo estudos feitos pela Google mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à internet, e o com o “Projeto Loon” essas áreas podem começar a ter acesso.

O Google e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) brasileiro assinaram um acordo que estabelece procedimentos de comunicação em operações de balões não tripulados do ‘Projeto Loon’.

O projeto é desenvolvido pela Google e usa uma rede de balões que viaja na borda do espaço, estendendo assim a conectividade às Internet entre as pessoas. Trabalho que é feito em parceria com empresas de telecomunicação, estendendo assim a conectividade nas áreas rurais e remotas de todo o mundo, onde as pessoas possam acessar a internet através de smartphones e outros dispositivos compatíveis com LTE.

O sinal da internet sem fio é transmitido para o balão mais próximo do parceiro de telecomunicação no solo, retransmitindo assim para a rede de balões e enviado novamente para as pessoas das áreas rurais e remotas, cada balão tem área de cobertura de 5.000 quilômetros quadrados.

A localização de cada balão é rastreada pela equipe do “Projeto Loon” através de GPS, trabalhando diretamente com o controle de tráfego aéreo local, mantendo assim sua segurança.

Quando um balão está para ser retirado do ar, o gás lift que o mantém em voo é liberado, e o paraquedas é aberto automaticamente para que o balão desça ao solo de forma controlada. Sendo recolhido assim pela equipe de recuperação, os equipamentos são reutilizados e reciclados. ap

Fonte: X.Company / Notícias ao Minuto


projeto-loon-google-blog-propv-balão