Agência de Confiança

Mochila Street View Trekker
13 de julho 2016

Mochila Street View Trekker

Vocês conhecem a Mochila Street View Trekker? Vamos dedicar um pouco do nosso blog para falar dos equipamentos que a Google utiliza para mapear e fotografar ruas, cidades, montanhas, rios e etc. Como vocês sabem, o Google Street View é uma excelente ferramenta para explorar novos locais, sejam eles por fotos de satélites, câmeras ou pelos carros, e recentemente vem expandindo a sua tecnologia para ir à locais em que os famosos Google Cars não conseguiam ir.

Devido a existência de locais que o carro da Google não podia passar, surgiu a Mochila Street View Trekker como uma forma de solução. O equipamento funciona como uma espécie de mochila adaptável e pode ser carregado por um ser humano ao caminhar. E o que seria exatamente esta mochila?

A mochila Street View Trekker é uma mochila que possui câmeras no topo e em 4 ângulos, para capturar imagens 360 graus em lugares que o carro da Google não consegue chegar, colocando a pessoa que irá manusear o equipamento na missão de explorar estes locais à pé. A mochila Street View Trekker é ativada usando um smartphone Android, mede 1,21m de altura e pesa 18 Kg.

O Google divulgou um vídeo esta semana, mostrando os bastidores da captura de imagens do mais alto prédio do mundo, o Burj Khalifa em Dubai.

As fotos que são tiradas pela mochila Street View Trecker vão integrar o Google Maps e mostram detalhadamente o edifício. Como um carro não cabe dentro de um edifício, a mochila Street View Trekker é a ferramenta perfeita para não deixar um prédio empresarial, por exemplo, ficar de fora do Google.

Sabendo desta possibilidade de explorar locais externos, a Disney poderá receber o passeio virtual do Google Street View. Os parques do Walt Disney World, em Orlando, estão tendo suas imagens capturadas por funcionários da Google e colocadas dentro do maior site de buscas do mundo. Usuários do Twitter relataram que viram funcionários do Street View utilizando a mochila Street View Trekker em dois parques da Disney, o Magic Kingdom e o Epcot. Porém, nem a Google e nem a Disney se pronunciaram sobre e ambas já anunciaram que não havia nenhuma novidade para divulgar. O que nos resta é aguardar.

A Google quer emprestar a mochila Street View Trekker para outras pessoas, o que é uma forma de expandir o seu serviço de mapas. As inscrições estão abertas, e pessoas do mundo todo podem se inscrever – incluindo o Brasil. No entanto, não é qualquer um que pode participar. O Google emprestará o Trekker para “órgãos de turismo, organizações sem fins lucrativos, agências do governo, universidades, órgãos de pesquisa ou outras entidades”.

Você já viu a mochila Street View Trekker por aí? Até o próximo texto, que trará outro equipamento Google.